top of page

Aplicativos para aprender idiomas: Duolingo funciona mesmo? Entenda os benefícios e as limitações

Atualizado: 2 de set.


Mulher sentada mostra um tablet com o aplicativo de aprendizado de idiomas Duolingo.

Os benefícios dos aplicativos de idiomas


Em um mundo cada vez mais digital, aplicativos são uma forma rápida e fácil para aprender uma língua nova. O Duolingo, por exemplo, é uma das maiores plataformas de ensino e aprendizagem nesse sentido, com a missão de ser universalmente acessível. 


Como propaganda, a empresa destaca que o app é usado tanto por estrelas de Hollywood quanto por estudantes de escolas públicas ao mesmo tempo. Segundo o próprio Duolingo, a plataforma é personalizável, tem embasamento científico e ensina o que realmente é útil em uma nova língua. Parece ótimo, né?


Acessibilidade e praticidade


Um dos maiores pontos positivos dos aplicativos de idiomas é a facilidade de acesso. Com apenas alguns toques no celular, é possível estudar idiomas a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso ajuda principalmente quem tem uma rotina corrida e precisa encaixar os estudos ao dia a dia. É uma forma de aprender idiomas de maneira flexível e dinâmica.


Gamificação e introdução ao idioma


Esses aplicativos funcionam muito bem como porta de entrada para uma nova língua. Na maioria das vezes gratuito, eles permitem que o usuário aprenda vocabulário básico, frases comuns e se familiarize com os sons do idioma de maneira leve e divertida.


A gamificação, ou seja, a existência de pontuação, níveis e recompensas, ajuda a manter a motivação dos iniciantes, tornando o processo mais lúdico e envolvente.

 

As limitações dos aplicativos 


Mesmo com tantos benefícios, esses aplicativos oferecem apenas uma introdução superficial ao idioma e não trabalham de forma aprofundada as competências e habilidades linguísticas. Tanto a gramática quanto as interações reais são deixadas de lado, dando espaço para um aprendizado baseado na utilidade, na repetição e que incentiva uma competitividade entre aprendizes. 


O que é deixado de lado ao usar somente os aplicativos para estudar idiomas:

  • Estudo estruturado da gramática

  • Prática de conversação

  • Situações sociais autênticas de uso do idioma

  • Reflexão crítica sobre o variações linguísticas e culturais


Mas o Duolingo funciona ou não?


A resposta é: depende dos seus objetivos. Para começar a aprender, expandir vocabulário e criar uma rotina, funciona muito bem. A longo prazo, porém, faz surgir no estudante uma ilusão de fluência. A pessoa acumula pontos, mas tem dificuldade em se expressar em situações reais e não sabe o que fazer com o idioma fora da interface do aplicativo.


A convivência a partir de um app não é capaz de substituir a interação social, que é a verdadeira responsável pelo desenvolvimento comunicativo em outro idioma. O aplicativo pode ser complementar, mas o caminho para uma aprendizagem séria e bem consolidada sempre passa por um professor e por um processo com base teórica sólida.


Língua e conhecimento não são algo simples, nem podem ser reduzidos a um sistema de acúmulo de pontos, como muitos aplicativos sugerem. Ensinar e aprender precisam estar alinhados ao desejo de enriquecimento cultural, através do senso crítico, do contato com a cultura e da interação entre indivíduos, coisas que nem mesmo o melhor machine learning de educação é capaz de substituir.


Como aproveitar melhor os aplicativos de idiomas?


Estudar com afinco é a melhor forma para aprender e isso não precisa ser chato, repetitivo ou tedioso. Então, use aplicativos de idioma como parte da sua estratégia, e não como a única ferramenta. Uma metodologia que funciona no aprendizado de idiomas inclui:


  • Aulas estruturadas e com foco na comunicação

  • Suporte de um professor experiente

  • Materiais completos e interculturais 

  • Ambiente que estimule a reflexão


Aprenda italiano de verdade e com autonomia


Assim como os aplicativos de idiomas, o que a Volare in italiano oferece é um ensino de italiano dinâmico, acessível e conectado com a realidade do estudante. A diferença é que aqui você tem contato direto com a professora, materiais exclusivos e uma metodologia sólida.


O curso Autonomia em italiano foi criado para desenvolver todas as competências e habilidades essenciais do nível básico em italiano, com foco na comunicação real e na autonomia linguística.


Você aprende italiano de verdade, com conteúdo relevante, orientação pedagógica e espaço para crescer por conta própria, mas nunca desacompanhado. 


Quer conhecer? Acesse agora gratuitamente o módulo inicial desse curso com mais de 20 horas de conteúdo clicando aqui!

 

Siga a Volare nas redes sociais


Se você procura aulas de italiano online com foco em qualidade, vínculo e um ensino baseado no processo, a Volare pode ser o seu lugar. Vamos aprender juntos.


Acompanhe a Volare nas redes sociais para conhecer mais sobre:


  • Ensino e aprendizagem de língua italiana

  • Literatura e cultura

  • Reflexões sobre o ensino on-line 


Instagram: @volareinitaliano e no 


 
 
 

Comentários


bottom of page