Volare: novo formato nas aulas de italiano, com afeto e foco
- Raquel Goes
- 6 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de set.

Conheça as mudanças na Volare: menos alunos, mais afeto, eventos presenciais e ensino de italiano com profundidade e qualidade. Um novo ciclo se inicia!
Crescimento e aprendizado na Volare
No ano de 2025 a Volare decidiu que vai diminuir consideravelmente. Tivemos um crescimento enorme nos últimos anos, de 2022 para 2023 foram mais de 100 alunos e 5 professoras, tudo sob minha gestão. Estudei e acabei por contratar uma equipe de marketing que queria algo que eu não queria. Não quis vender muito, no automático e a qualquer custo.
O que eu encontrei nesse processo foram gastos e pessoas que clicam em um anúncio sem pensar em busca de uma promessa vazia. Alguns tentam comprar resultados, quase nunca processos e eu nunca vendi resultado algum. Um professor sério nunca faz algo assim, na verdade.
Retorno ao essencial: afeto e qualidade no ensino de italiano
E ao longo desses meses, percebi que sou só uma professora, uma boa professora, e que preciso de tempo para cuidar dos alunos como uma boa professora faz. Isso implica necessariamente em uma diminuição no ritmo da escola para preservar a qualidade e o nosso pilar mais importante: o afeto.
Esse afeto, grande pilar da minha ideia, que aparentemente no nicho aulas de italiano foi inovador, precisa ser mantido também e isso se faz com tempo, dedicação, aperfeiçoamento e construção constante de repertório.
Um novo formato para a escola de italiano
A escola não vai ter professoras novas, porque não aprendi a fazer um marketing digital explosivo, viral e enorme. Depois de quase dois anos estudando todas essas coisas, decidi me voltar à literatura, lugar do qual eu vim e que talvez chame a atenção de menos pessoas, afinal não tem promessa de resultado, mas oferece algo que valorizo mais que tudo: processo, leitura, reflexão e tempo de qualidade.
O que esperar da Volare a partir de agora?
A Volare passa a ter:
• Menos alunos e mais presença
• Eventos presenciais mais frequentes
• Cursos curtos e consistentes
• Criação de vínculos reais e fortalecimento do senso de comunidade
Além disso, pretendo ser mais pessoal: mostrar meu mestrado, minha prática didática, minha formação e minhas leituras, tudo de maneira real, sem muitos filtros ou estratégias de vendas. E eu continuo por aqui, contando por meio do que há de mais íntimo em um texto longo e longe do algoritmo os passos menores que vamos dar ao longo do ano.
Siga a Volare nas redes sociais
Acompanhe a Volare nas redes sociais para conhecer mais sobre:
Ensino e aprendizagem de língua italiana
Literatura e cultura
Reflexões sobre o ensino on-line
Instagram: @volareinitaliano e no
YouTube: @volareinitaliano.
Buoni studi!
Comentários