Cidade de Vernazza.jpg
palmeira.png

20 a 27/01 e 03 a 17/02, das 19h30 às 21h30 

Literatura contemporânea, atualidades italianas, um pouco de fantasia e uma água de coco gelada caem bem nesse verão, né?

O projeto da Volare in italiano para as férias e o primeiro curso de 2022 é o Verão com Literatura, devido ao sucesso friozinho do inverno passado no nosso Inverno con Letteratura, decidimos estender para a outra estação de férias e, assim, trazer mais conteúdos literários e críticos para a formação dos nossos alunos e amigos.

Professoras formadas pela FFLCH-USP e com experiência internacional

Metodologia aplicada ao ensino remoto

Material incluso e personalizado

Certificado de conclusão

óculos.png

Criado por quem vive o que ensina

Raquel
Goes

Bacharela em Letras Português - Italiano pela FFLCH-USP, apaixonada por literatura, ex aluna da Università La Sapienza e pesquisadora na área de Letras Clássicas.

 

É também idealizadora da Volare in Italiano, projeto online que visa ensinar italiano como língua estrangeira de maneira crítica e não estereotipada. É professora de italiano desde 2019 e atualmente atua com ensino particular e como docente na Volare e na AEDA,  Associação de Ex Alunos do Colégio Dante Alighieri.

  • instagram bege
  • facebook bege
  • linkeidn bege
foto raquel.png

Amanda
Silveira

Cursando o último ano do curso de Bacharel e Licenciatura em Letras - Português  e Italiano pela FFLCH - USP, apaixonada por literatura e pesquisadora na área de Literatura Italiana do século XX.

 

Foi aluna de mobilidade internacional da Università degli Studi Roma Tre em 2020 e atualmente é colaboradora da Volare in Italiano, projeto que visa ensinar italiano como língua estrangeira de maneira crítica

e não estereotipada. Trabalha como professora particular de italiano e

também como audiodescritora.

  • instagram bege
  • facebook bege
  • linkeidn bege
foto amanda.png

Unidades do curso

O que você vai aprender

Italo Calvino

Um dos maiores nomes da Literatura Italiana aparece na primeira aula como um panorama dos tempos contemporâneos nas palavras italianas. Serão lidos e discutidos pequenos trechos de romances e contos para que você consiga ter instrumentos para ler e compreender a obra desse grande autor quando, como e da maneira que preferir.

Igiaba Scego

Um dos maiores e mais influentes expoentes da literatura contemporânea é a italiana Igiaba Scego, mulher negra que escreve sobre sua nacionalidade italiana e suas origens da Somália, mas não só, pois leva aos seus romances e contos o racismo e o nacionalismo, além das questões sobre imigração e a relação entre a Itália e o continente africano.

Pier Paolo Pasolini

Nesta aula veremos uma análise de duas grandes obras do escritor e cineasta Pier Paolo Pasolini, Ragazzi di Vita e Accattone.

A periferia de Roma dos anos 50 foi bem retratada para mostrar a miséria e a sobrevivência de crianças, adolescentes e jovens durante um período extremamente delicado na história europeia: o pós segunda guerra mundial. A ideia é fazer uma breve análise do romance em contraste com algumas cenas de Accattone, que é considerado um filme sobre as primeiras obras de Pasolini, dentre elas está Ragazzi di Vita.

chinelo.png

Elena Ferrante

O best seller mundial, ainda sob identidade quase misteriosa, fecha o verão com romance de formação, a literatura de mulheres como protagonistas e as diversas facetas da cidade de Napoli na obra de Ferrante e serão lidos trechos da tetralogia napolitana, comentados em relação à série da HBO além de obras mais recentes e aclamadas.

concha.png

Renata Viganò

A literatura de resistência partigiana aparece nessa aula com a análise de L’agnese va a morire, obra quase autobiográfica da escritora e militante Renata Viganò. Publicado em 1949, o livro conta a história de Agnese, uma mulher cujo marido foi assassinado pelo governo fascista.

papel_bege.png
papel_amarelo.png

Conheça os preços

R$ 250,00

em até 12x sem juros

Acesso ao material exclusivo, aos links para as cinco aulas síncronas via zoom e às gravações durante um mês.

Bolsas de estudos de 25% 

 

A Volare oferece bolsas de 25%, sobre o valor cheio, para pessoas pretas, pardas, trans e indígenas, bem como pessoas de baixa renda, com renda de até 1 salário mínimo.

 

Deixe seu email no formulário abaixo e entraremos em contato!

Métodos de Pagamento

  • pix laranja
  • boleto laranja
  • cartao de credito
 
  • instagram bege
  • facebook bege
  • linkeidn bege