

20 a 27/01 e 03 a 17/02, das 19h30 às 21h30
Literatura contemporânea, atualidades italianas, um pouco de fantasia e uma água de coco gelada caem bem nesse verão, né?
O projeto da Volare in italiano para as férias e o primeiro curso de 2022 é o Verão com Literatura, devido ao sucesso friozinho do inverno passado no nosso Inverno con Letteratura, decidimos estender para a outra estação de férias e, assim, trazer mais conteúdos literários e críticos para a formação dos nossos alunos e amigos.
Professoras formadas pela FFLCH-USP e com experiência internacional
Metodologia aplicada ao ensino remoto
Raquel
Goes
Bacharela em Letras Português - Italiano pela FFLCH-USP, apaixonada por literatura, ex aluna da Università La Sapienza e pesquisadora na área de Letras Clássicas.
É também idealizadora da Volare in Italiano, projeto online que visa ensinar italiano como língua estrangeira de maneira crítica e não estereotipada. É professora de italiano desde 2019 e atualmente atua com ensino particular e como docente na Volare e na AEDA, Associação de Ex Alunos do Colégio Dante Alighieri.

Amanda
Silveira
Cursando o último ano do curso de Bacharel e Licenciatura em Letras - Português e Italiano pela FFLCH - USP, apaixonada por literatura e pesquisadora na área de Literatura Italiana do século XX.
Foi aluna de mobilidade internacional da Università degli Studi Roma Tre em 2020 e atualmente é colaboradora da Volare in Italiano, projeto que visa ensinar italiano como língua estrangeira de maneira crítica
e não estereotipada. Trabalha como professora particular de italiano e
também como audiodescritora.

Unidades do curso
O que você vai aprender
Italo Calvino
Um dos maiores nomes da Literatura Italiana aparece na primeira aula como um panorama dos tempos contemporâneos nas palavras italianas. Serão lidos e discutidos pequenos trechos de romances e contos para que você consiga ter instrumentos para ler e compreender a obra desse grande autor quando, como e da maneira que preferir.
Igiaba Scego
Um dos maiores e mais influentes expoentes da literatura contemporânea é a italiana Igiaba Scego, mulher negra que escreve sobre sua nacionalidade italiana e suas origens da Somália, mas não só, pois leva aos seus romances e contos o racismo e o nacionalismo, além das questões sobre imigração e a relação entre a Itália e o continente africano.
Pier Paolo Pasolini
Nesta aula veremos uma análise de duas grandes obras do escritor e cineasta Pier Paolo Pasolini, Ragazzi di Vita e Accattone.
A periferia de Roma dos anos 50 foi bem retratada para mostrar a miséria e a sobrevivência de crianças, adolescentes e jovens durante um período extremamente delicado na história europeia: o pós segunda guerra mundial. A ideia é fazer uma breve análise do romance em contraste com algumas cenas de Accattone, que é considerado um filme sobre as primeiras obras de Pasolini, dentre elas está Ragazzi di Vita.

Elena Ferrante
O best seller mundial, ainda sob identidade quase misteriosa, fecha o verão com romance de formação, a literatura de mulheres como protagonistas e as diversas facetas da cidade de Napoli na obra de Ferrante e serão lidos trechos da tetralogia napolitana, comentados em relação à série da HBO além de obras mais recentes e aclamadas.

Renata Viganò
A literatura de resistência partigiana aparece nessa aula com a análise de L’agnese va a morire, obra quase autobiográfica da escritora e militante Renata Viganò. Publicado em 1949, o livro conta a história de Agnese, uma mulher cujo marido foi assassinado pelo governo fascista.


Conheça os preços
Métodos de Pagamento