Aula online: benefícios e como escolher o melhor curso
- Raquel Goes
- 30 de set. de 2024
- 4 min de leitura
Atualizado: 16 de jun.
A aula online oferece inúmeros benefícios para quem busca mais flexibilidade, autonomia e praticidade ao aprender algo novo. Atualmente, há uma ampla variedade de conteúdos de qualidade que permitem ao aluno estudar e aprender no próprio ritmo. Isso também se aplica ao aprendizado de um novo idioma, proporcionando uma experiência personalizada às necessidades de cada estudante ao conhecer uma nova língua.
Aumento de cursos online: qual o problema?
Com a pandemia, houve uma explosão de cursos, mentorias, aulas ao vivo e gravadas, consultorias e infoprodutos e ao mesmo tempo escolas tradicionais e consolidadas passaram em pouquíssimo tempo a oferecer versões digitais de seus cursos presenciais. No entanto, nem sempre um curso gravado e sem preparo corresponde às necessidades reais do aluno.
Muitos cursos online são apenas playlists pagas, sem metodologia adequada e sem suporte real do professor. Em alguns casos, o contato com os alunos fica restrito a tutores inexperientes que respondem dúvidas apenas por escrito, sem interação real com os alunos.
Como escolher uma aula online gravada eficiente?
Ao buscar um curso com aulas online, é essencial verificar se ele é, de fato um curso estruturado, com metodologia clara, embasamento científico e atividades que não sejam apenas guiadas, mas construídas sobre uma base sólida de aprendizagem. Além disso, é fundamental que haja o acompanhamento de um professor qualificado, que entenda os desafios reais do processo de aprendizagem de cada aluno.
Alguns pontos essenciais em um curso gravado são:
flexibilidade e rapidez
desenvolvimento da autonomia do estudante
organização e dinamicidade
acesso contínuo ao professor
E cada um desses pontos deve estar presente no trabalho pedagógico do professor, o que vai garantir a eficácia do curso, mesmo na modalidade gravada.
1 - Escutar o aluno
Um bom curso começa com escuta ativa. O professor precisa entender o que o aluno busca com aquele idioma e de que forma o processo de aprendizagem gravado com acompanhamento poderia ou não fazer sentido na vida dele. Em qualquer tipo de aula para adultos, tudo começa com o entendimento do modo em que aquele indivíduo se coloca no mundo, porque se ele busca se comunicar em outra língua, é preciso que o professor possa conhecê-lo bem antes de iniciar o percurso ao lado dele.
2 - Escolher o material didático adequado
O segundo ponto é escolher um material coerente com a demanda do aluno. Muitas vezes isso exige a criação de um material personalizado, mas sempre baseado em materiais de qualidade. Eles podem ser autênticos, ou seja, não necessariamente pensados para o ensino, mas adaptados para esse fim. Também podem ser usados materiais didáticos, com elementos culturais interessantes sobre língua, literatura e cultura que fazem parte daquele universo e do processo ativo de ensino e aprendizagem.
3 - Planejamento técnico do curso
O terceiro é a questão técnica, porque o ensino online não é uma transposição do que acontece no presencial. No online, tudo é diferente. Muitas vezes a concentração é menor se comparada ao presencial e vemos apenas parte da pessoa em uma tela. Então, um bom professor online precisa ter:
boa conexão de internet
plataforma de ensino intuitiva
aulas visualmente organizadas
condução fluida e interativa
acesso fácil às dúvidas
4 - O maior desafio da aula online: o compromisso
Mas o maior desafio, o que de fato faz com que funcione ou não aquele processo de aprendizagem, é o pacto entre o aluno e o professor. O desejo de aprender um idioma precisa vir acompanhado de comprometimento. Todas as estratégias anteriores dependem exclusivamente da equipe escolar, do professor e da organização da escola, mas esse último é uma via de mão dupla.
De nada adianta um material bem diagramado e organizado, se o aluno sequer o acessa. Um resumo claro de tópicos desafiadores para brasileiros não tem utilidade se o aluno não se permite enfrentá-los. Mesmo o melhor assunto culturalmente engajado perde força se o aluno não tem organização, disciplina e espaço para conhecê-lo e colocá-lo em prática ativa na nova língua.
Assumir responsabilidade com o curso online
O compromisso com o aprendizado é o maior desafio da aula online, porque todas as facilidades que esse tipo de aprendizagem envolve parecem mascarar a dificuldade mais ampla atualmente: manter o foco em uma única coisa por um tempo prolongado.
Seja uma aula ao vivo, gravada ou híbrida, o sucesso do aprendizado online depende, sobretudo, da disciplina e seriedade do aluno.
Lidar com desafios diários
É natural que, ao longo de um período de formação, existam dias bons e dias não tão bons. Cansaço, preguiça, tédio e indisposição fazem parte da jornada, mas em algum momento essas sensações precisam dar lugar ao comprometimento com o estudo ativo do novo idioma.
E os inúmeros estilos de aprendizagem na aula online são muito mais fáceis de aplicar. Quem gosta de jogos, quem prefere exercícios comunicativos, quem tem preferência por leitura ou produção escrita, quem é mais do cinema...
Porém, independentemente do estilo, é preciso haver constância e respeito ao pacto entre aluno e aprendizado. Só assim o progresso real acontece.
Aula online de italiano: aprenda do zero com ensino afetivo
E se você tem interesse em aprender italiano com aulas online que seguem todos esses princípios, conheça a Volare in italiano. Somos uma escola especializada no ensino e aprendizagem da língua italiana para brasileiros e oferecemos um curso feito para quem quer aprender do zero com suporte integral.
Curso Autonomia em italiano
Um curso híbrido (gravado e ao vivo), com:
Mais de 20 horas de estudo
5 módulos
Acesso direto à professora
Suporte contínuo durante o curso
Você pode acessar o primeiro módulo gratuitamente clicando aqui:
Siga a Volare nas redes sociais
Acompanhe a Volare nas redes sociais para conhecer mais sobre:
Ensino e aprendizagem de língua italiana
Literatura e cultura
Instagram: @volareinitaliano
YouTube: @volareinitaliano.
Buoni studi!
Comments