top of page
Foto do escritorRaquel Goes

O discurso que eu não fiz


Ciao, carissima persona che studia con noi!

 

Come stai?

 

Eu estou muito bem e aproveitei pra descansar antes de finalizar essa newsletter como meu último compromisso de trabalho do ano.

 

Ano no qual a Volare decidiu que vai diminuir consideravelmente. Se você estava na festa, ouviu isso no meu discurso pouco planejado e cheio de nervosismo. Se você não estava, vou contar de uma maneira mais organizada e melhor, afinal no texto as coisas tendem a ficar mais claras.

 

Tivemos um crescimento enorme nos últimos anos e de 2022 para 2023 foram mais de 100 alunos e 5 professoras, tudo sob minha gestão. Estudei e acabei por contratar uma equipe de marketing que queria vender muito, no automático e a qualquer custo, mas isso não me trouxe mais dinheiro.

 

O que eu encontrei foram custos e pessoas que clicam em um anúncio sem pensar. Compram promessas de resultados, quase nunca de processos e eu nunca vendi resultado algum. Um professor sério nunca faz algo assim, na verdade.

 

E ao longo desses meses, percebi que sou só uma professora, uma boa professora, e que preciso de tempo para cuidar dos alunos como uma boa professora faz. Isso implica necessariamente em uma diminuição, para que a qualidade seja mantida, é claro, mas para que o mais importante seja também mantido.

 

O afeto, grande pilar da minha ideia, que aparentemente no nicho aulas de italiano foi inovador, precisa ser mantido também e isso se faz com tempo, dedicação, aperfeiçoamento e construção constante de repertório.

 

A escola não vai ter professoras novas, porque eu e a Amanda não conseguimos aprender a coordenar tão bem quanto damos aula. Assim como eu não aprendi a fazer um marketing digital explosivo, viral e enorme.

 

E depois de quase dois anos estudando todas essas coisas, decidi me voltar à literatura, lugar do qual eu vim e que talvez chame a atenção de menos pessoas, afinal não tem promessa de resultado, somente de processo, de leitura, de reflexão sobre o mundo, de tempo de qualidade.

 

Por isso, não teremos mais festa e nem uma centena de alunos, mas teremos mais eventos presenciais, mais cursos curtos e consistentes, mais criações de laços e a ampliação do nosso senso de comunidade, que já é enorme e lindo.

 

E eu vou ser mais pessoal, mostrar meu mestrado, minha prática didática, minha formação e minhas leituras de forma real, sem muitos filtros ou estratégias de vendas. E essa celebração presencial do último sábado foi um marco, incrível, do caminho que escolhemos.

 

E continuo por aqui, contando por meio do que há de mais íntimo em um texto longo e longe do algoritmo os passos menores que vamos dar ao longo do próximo ano.

 

Buon fine settimana!

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page